quinta-feira, 9 de abril de 2015

VIAGENS CURTAS: NOVA FRIBURGO

Oi, Pessoal! Bem, estou de volta pra dar uma sugestão de viagens curtas, viagem bate e volta, ótima pra um final de semana ou um feriado prolongado. A cidade da vez é Nova Friburgo, que fica no centro-norte do Estado do Rio de Janeiro, fica a 136 km da capital.

Alguns distritos do município de Friburgo, como Lumiar e São Pedro da Serra, têm paisagens naturais famosas.

Nova Friburgo possui a maior rede hoteleira do interior do estado do Rio de Janeiro, bem como é a cidade mais fria do Estado do Rio de Janeiro. 


A Prefeitura disponibiliza informações sobre turismo e lazer no Centro de Turismo, que fica na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade. Entre os principais atrativos turísticos do município, os mais conhecidos são:

Teleférico - O maior teleférico de cadeiras do país, situado na Praça do Suspiro. Ele foi inaugurado em 1975, sofreu fortes danos e foi fechado em janeiro de 2011, quando uma série de enchentes e deslizamentos de terra atingiram a Região Serrana do estado.

Em junho do ano passado, o Governo do Estado concluiu as últimas obras de drenagem e contenção de encostas no entorno da área de lazer e reativou o principal ponto turístico do local.

A revitalização da praça, atingida pelas chuvas de 2011, está aquecendo a economia na região.

As melhorias, realizadas pela Secretaria de Obras, acabaram com o risco de desabamentos nas encostas do local, além de eliminar todos os pontos de alagamento da praça, permitindo ainda a reabertura do teleférico, do anfiteatro e de espaços de lazer.

Tel: (22) 2522-4834

Lumiar e São Pedro da Serra - A 30 quilômetros de Nova Friburgo estão dois dos mais agradáveis e tranquilos recantos da região. Escondidas no meio das montanhas, as vilas de Lumiar e São Pedro da Serra chamam a atenção pela rusticidade cercada de verde; pela simplicidade charmosa de seus restaurantes e lojas de artesanato; e pelas opções de atividades em meio à mata Atlântica - entre elas, caminhada, rapel e passeios de jipe, a cavalo ou de bike.


Separadas por apenas cinco quilômetros, Lumiar e São Pedro se complementam.

Enquanto a primeira abriga belas cachoeiras, poços e rios perfeitos para a prática de canoagem, bóia-cross e rafting.

A segunda capricha nas trilhas e em um suave movimento noturno nos finais de semana, concentrado nos restaurantes.

Em Lumiar, não deixe de curtir o Poço Feio, indicado para quem viaja com crianças; o encontro dos rios Macaé e Bonito; a bela cachoeira do cânion Indiana Jones; e os trekkings rumo às pedras Aguda e Riscada.



Já em São Pedro, não perca as trilhas que ligam a vila aos arraiais de Boa Esperança, São Bento e Vargem Alta.

Mury - O distrito de Mury é o reduto gastronômico de Friburgo, reunindo diversos restaurantes. As culinárias alemã e suíça merecem destaque - em especial, delícias como fondues e racletes.



Também fazem sucesso as receitas à base de trutas e de carnes de caça. As boas opções espalham-se ainda pelo Centro da cidade.

Nova Friburgo Country Club - é um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turístico da cidade.

Possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um jardim.

Foi projetado pelo paisagista francês Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro.

Bairro: Centro
Faixa de preço: Até R$25,00
Telefone: (22) 2522-9552

Pedra do Cão Sentado - A pedra, um dos cartões-postais de Friburgo, é acessível depois de uma caminhada de um quilômetro em meio a grutas e cavernas. A formação fica a 1.100 metros de altitude, descortinando boa parte da cidade.A pedra do cão sentado mede 111 metros de altura.

A caminhada do local varia desde passagens por trilhas dentro de uma floresta lindíssima, até pontes rústicas grutas e cavernas que conduzem ao Cão Sentado.

Telefone: (22) 2527-2571
Site: www.parquecaosentado.com.br




Jardim do Nêgo - O ateliê do artista plástico funciona ao ar livre, dando formas aos barrancos que circundam o sítio instalado na estrada Teresópolis-Friburgo.

Por todos os lados, esculturas gigantescas representam mulheres, crianças e animais, entre outras imagens. Telefone: (22) 2543-2253



Encontro dos Rios - Local de grande beleza natural e encontro dos principais rios da região. Fica a 7km de Lumiar, acesso de carro.


Bairro: Lumiar
Faixa de preço: Até R$25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário