quarta-feira, 8 de abril de 2015

VOCÊ TEM MEDO DE VIAJAR SOZINHO?

Bem, viajar sozinho  pra mim não é uma opção, pois nunca encontro alguém que coincida as férias no mesmo período que eu, ou que tenha disponibilidade financeira, ou que goste de ir para os mesmos lugares  e fazer coisas que curto. Sempre esbarro em uma dessas variáveis, e como adoro, amo, curto de montão viajar, a minha única opção é viajar sozinho.

Nunca foi um problema e não deixei de curtir menos, ou mais quando viajei acompanhado. Viajar acompanhado também pode ser um problema, quando as afinidades não combinam muito, mesmo sendo amigos de infância.

Já conversei com amigos sobre viajar acompanhado ou sozinho, e muitos me disseram que me admiravam por ter tanta coragem, na verdade eu nem considero coragem, mas no meu caso, como já disse nem tenho muita opção e não vou perder a oportunidade de fazer o que gosto por esse detalhe, meu dilema é curtir a vida e a cada segundo como se fosse o último.

Continuando a conversar com amigos, muitos me disseram que viajar acompanhado tem seus inconvenientes, como um querer fazer uma coisa e o outro uma outra; e ainda ficar chateado, porque o outro não quis fazer a mesma coisa junto com ele, mesmo que o outro amigo tivesse ficado tranquilo em deixar o outro fazer o que tinha vontade.

Isso aconteceu com uma amiga minha que foi para Paris há pouco tempo, ela me contou que sua amiga só queria saber de fazer compras e viver em shoppings, enquanto minha amiga tinha interesse em conhecer a cidade, saber da história, visitar museus e os principais pontos turísticos.

Ela deixava a amiga super a vontade pra fazer o que quiser, mesmo que ela não quisesse acompanhá-la, porém a amiga dela ficou bastante aborrecida com isso. Esse é o pior que pode acontecer, e o mais comum, quando se viaja acompanhado. Viajando sozinho você não se depara com esses tipos de problemas, pois você faz o seu horário e faz o que bem entender sem ter que dar satisfação a ninguém.

Acredito que o maior problema que as pessoas temem em viajar sozinho seja a solidão, mas isso  numa viagem é impossível, ao menos que você seja muito tímido e anti-social, pois é a coisa mais fácil encontrar outros viajantes que também estejam sozinhos.

Isso acontece em aeroportos, em boates e bares, ou no próprio hotel ou albergue, este último principalmente, pois vai ser onde mais você vai encontrar pessoas pra conversar e até mesmo a te acompanhar nos passeios, ou seja, sempre haverá pessoas dispostas a conversar e a conhecer outras.

Não há lugar ou hora certa para começar uma conversa com alguém. Qualquer hora é hora. E qualquer lugar é lugar. Caso você seja uma pessoa tímida demais aconselho se instalar num albergue, ou procurar hospedagem usando o CouchSurfing, ou até mesmo usufruir dos serviços do Rent a Local Friend. Fique por dentro dessas opções acessando os sites respectivamente. Inclusive tem post sobre eles no blog.

Quando você se compromete a realizar o seu sonho de viagem, principalmente se você for como eu, que a priori não tem ninguém que ajude a realizar a viagem que sonha.  Quando você consegue de fato tirar todo planejamento do papel e viver aquilo, realmente é uma maravilha. Você cresce muito como pessoa.

Se eu não tivesse sido capaz de manter o controle ou, mais importante, me adaptar às situações, simplesmente não seria possível continuar vivendo o sonho. Uma vez que você está sozinho, não há ninguém que com certeza irá te ajudar se algo der errado. Não há rede de segurança. E acredito que esta é uma das lições mais valiosas que você pode  adquirir viajando sozinho.

Outra coisa muito importante de viajar sozinho é a sensação de liberdade. Você está livre pra fazer o que quiser, onde quiser e quando quiser.

Essa liberdade você consegue mensurar quando você tem um plano, mas que durante a viagem você vê que ainda pode fazer muito mais, então você muda tudo para viver mas intensamente o sonho,  e se tivesse acompanhado  isso talvez não fosse possível.

Sozinho você tem a chance de aproveitar cada oportunidade que te foi dada e não se preocupar com mais nada. Você é as suas decisões, aqui e agora.

Eu tento me descobrir a cada dia, e todas ás vezes que viajei sozinho eu tive a certeza de me conhecer mais a cada dia, pois descobri os meus limites e até onde poderia ir em determinadas situações, bem como vivenciar coisas que participei, ou ousei enfrentar.  Claro, não quero dizer que sou feliz sozinho, mas acredito que ter a opção de estar consigo mesmo é uma grande oportunidade pra refletir e organizar ideias, pensamentos e valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário