sexta-feira, 1 de maio de 2015

FOTOS HDR

Se você é do tipo que adora tirar fotos e principalmente de paisagens, não deixem de usar um ótimo recurso que se chama HDR. HDR significa High Dynamic Range, ou seja, Alto Alcance Dinâmico. O alcance dinâmico é, basicamente, a quantidade de luz de diferentes intensidades que nossa câmera consegue registrar. 

O olho humano tem um alcance dinâmico incrível: quando estamos olhando uma paisagem conseguimos ver os detalhes do céu, das nuvens, dos prédios, do mar, da grama… enfim: todos os detalhes. Já nossa câmera não! 

É usando essa teoria que criamos as tais das fotografias HDR: juntamos fotos com um alcance dinâmico pequeno, usando diversas exposições, para criar imagens com um alcance dinâmico gigantesco e mais parecido com o que vemos com nossos olhos. Assim chegamos a um resultado de uma imagem com muita, mas muita, informação de luminosidade. E isso nos faz poder criar fotos super interessantes.


Devemos usar esse recurso quando temos cenas de alta variação de luminosidade. Por exemplo: quando estamos fotografando com um céu bem aberto e claro. Nessas horas temos que decidir se nosso assunto será o céu (o que fará com que todo o resto da cena fique subexposta pois teremos que fotografar em -1 ou -2) ou se será o resto da cena (o que fará com que o céu fique inevitavelmente claro demais pois teremos que fotografar em +1 ou +2). Neste caso iremos aumentar o alcance dinâmico da foto tirando várias fotos que capturem separadamente todos os detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário